segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Budapest - Pearl of the Danube



POIS É. Acho mesmo que a idade nos traz outras capacidades de escolha e de opções de vida.

Este ano decidi que o meu aniversário é para aproveitar vivendo as alegrias e fazendo as coisas de que mais gosto. Viajar é uma delas.

Como não sou rica, nunca fui, tenho sempre de me cingir ao que posso fazer. Geralmente no meu aniversário arranjava sempre forma de ir jantar fora, ou seja, tinha sempre amigos que me convidavam para jantar.

Desde que vim para a Holanda, há 4 anos e meio, que mantive a tradição. No 1º ano fui a Portugal e passei-o com o meu filho em Bragança.
Mas, hellas, acabou por se transformar  numa viagem muito triste pois foi o desfazer de um sonho de amor que eu pensava que iria ser para toda a vida... Enganei-me. Enganaram-me. Talvez um dia escreva sobre isso...

Quando regressei à Holanda (onde já estava há 6 meses e tinha uma bela vida, de trabalho duro mas recompensado) decidi quando o avião levantou voo que a Manela existente até aí ficaria enterrada em Ovar.
Com a desilusão vivida. E eis que nasceria uma nova Manela mais virada para si mesma e para viver a vida.

Foi o que fiz desde então. Nem sempre a saúde ajuda e tive de parar o trabalho, o que me trouxe, como é evidente, mais dificuldades económicas. Mas, como os meus desejos, sonhos e projetos de vida também se tinham alterado, nada que me tirasse a alegria das pequenas coisas da vida que cada dia mais aprecio.

Pois este ano proporcionou-se mesmo, uma viagem de avião ida e volta durante 4 dias por 20 euros não é coisa a menosprezar: e lá vou eu (com uma amiga) para Budapeste. Hotel para a estadia, tb conseguimos por 30 euros  (os 3 dias e com direito a podermos cozinhar).

Pelo facto de ter sido operada há quase 1 mês ao joelho esquerdo, não poderei fazer grandes caminhadas - o que eu adoro - mas certamente poderei usufruir dos meus dias duma forma calma e visitando um pouco desta linda cidade até agora desconhecida por mim.

A amiga com quem vou (Wilma Vieira), é muito solidária e temos sido um grande apoio uma da outra nestes anos de Holanda. Temos gostos comuns no que se refere a viajar e a tirar o melhor partido do que este país nos oferece. Ambas nos sentimos extremamente bem na Holanda e, se arrependimento temos, é o de não termos vindo há mais tempo. Foram muitos anos de viver mal em Portugal sem meios económicos para fazer face à vida apesar de sempre termos trabalhado... e muito!

57 anos! Uma idade que, muito sinceramente, jamais pensei atingir... Tenho algumas decisões para os próximos 3 anos. Até aos 60.
Quero aprender a ser uma pessoa vulgar, comum e simples. Viver mais de acordo com a natureza, com valores universais e com muita alegria. Viver sem preocupações de sobrevivência e de possuir seja o que for. Viver apenas. E sorrir sempre.

É o meu desafio.


2 comentários:

  1. Pois parece-me um excelente desafio. E que vais pôr em prática, certamente.
    Essa é uma viagem que também gostaria de fazer!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Gostei de te ler. é uma carta a ti mesmo. uma reflexão e uma agenda para três anos. estás decidida a cumprir com cada ponto da agenda de trabalhos, por isso vais cumprir. muita saúde e alegrias te desejo MULHER DO MUNDO e já agora devo confessar que gosto de te conhecer, ao princípio nem por isso, como bem sabemos, mas depois a coisa compôs-se. Bj grande e muitas felicidades.

    ResponderEliminar